Thursday, December 7

Brucelose


Esta doença, é geralmente transmitida por contacto directo com animais infectados ou pelo consumo do seu leite e derivados. Um dos seus derivados mais perigosos é o queijo fresco, porque é produzido artesanalmente com leite fresco, e os consumidores não se preocupam em saber se o leite foi pasteurizado ou não.


Quando as bactérias são ingeridas no leite ou noutros alimentos, invadem a mucosa intestinal. Quando há contacto com o animal podem também ser aspiradas ou penetrar por feridas. Têm um periodo de incubação de uma semana a um mês, e é uma doença de progressão lenta.


No caso de infecção há uma resposta imunitária, mas que não é suficiente e pode provocar febre, suores e calafrios ao doente. Estes sintomas são, geralmente, ignorados pois podem ser provocados por várias doenças, o que leva o indivíduo a não procurar ajuda médica.


A infecção a longo prazo não leva à morte directamente mas dimunui a esperança de vida e provoca sintomas crónicos como a anorexia, depressão, dores musculares e dores de cabeça.
Um indivíduo infectado uma vez com brucelose, não volta nunca a possuir a mesma força e destreza nos seus membros, como possuia anteriormente.


É tratada com a administração de antibióticos durante pelo menos um mês.


A melhor forma de prevenção é o tratamento das infecções nos animais, mas também a pasteurização do leite, para destruir as bactérias que possam existir.